sábado, 6 de setembro de 2014

10 coisas que toda criança com autismo gostaria que você soubesse.


1) Eu sou, antes e acima de tudo, uma criança. Tenho autismo. O autismo é apenas um aspecto do meu ser, não me define como pessoa.

2) Minhas percepções sensoriais são desordenadas. Isso significa que as imagens, sons, cheiros, gostos e sensações táteis cotidianas que você pode nem perceber, podem me causar dor ou incômodo.

3) Lembre-se de distinguir o não fazer ( eu escolho não fazer) de o não poder fazer ( eu não consigo fazer). Não é que eu não preste atenção nas instruções, eu não consigo compreendê-las. Por isso, venha falar diretamente comigo usando palavras claras.

4) eu penso de forma rígida ( sou um "pensador concreto"). Eu interpreto a linguagem de dorma muito literal. Para mim é muito confuso ouví-la dizer: " Pise no breque, motorista!" Quando na verdade você está querendo dizer: " Por favor, pare de correr. "

5) Por favor, tenha paciência com meu vocabulário limitado. É difícil fazer o que preciso quando não conheço as palavras para descrever meus sentimentos. Fique atento a linguagem corporal, isolamento, agitação ou outros sinais que indicam que há algo errado.

6) Como a linguagem é mais difícil pra mim, sou mais orientado pelo sentido da visão. Mostre-me como fazer alguma coisa ao invés de apenas me dar uma ordem. E, por favor, esteja preparado para mostrar- me muitas vezes como fazer alguma coisa. Repeticções constantes ajudam-me a aprender.

7) Por favor, concentre-se naquilo que eu posso fazer não no que eu não posso. Procure meus pontos fortes e você irá encontrá-los. Há uma maneira " certa" de se fazer a maioria das coisas.

8) Por favor, ajude-me com as interações socias. Pode parecer que não quero brincar com as outras crianças no parquinho. Mas as vezes o problema é que simplesmente não sei puxar conversa ou entrar em uma brincadeira. Se você puder encorajar as outras crianças para brincar, posso ficar bem feliz em ser incluído.

9) Tente identificar minhas crises nervosas. Ocorrem geralmente porque um ou mais dos meus sentidos foram sobrecarregados. Tente lembrar-se que todo comportamento é uma forma de comunicação, e lhe informa como percebo o que está acontecendo no meu ambiente quando não consigo fazê-lo através de palavras.

10) Procure ver o meu autismo como uma habilidade diferente ao invés de uma deficiência. Veja além daquilo que você entende como limitações e veja os dons que o autismo me deu.

Espero que essas dicas possam esclarecer muitas duvidas a cerca do autismo por parte de professores, profissionais , familiares ou qualquer pessoa que conviva ou não com uma criança autista!

Fonte: Manual de Orientações sobre Transtornos do Espectro do Autismo na Educação Infantil.