segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Inteligência Emocional na Infância



 As crianças são constantemente testadas e preparadas para ler, escrever e calcular. 

Essas habilidades cognitivas são basicamente centrais na educação infantil, porém, exitem outras habilidades não cognitivas ou não intelectuais que são vitais ao desenvolvimento infantil, por exemplo, a Inteligência Emocional( IE).

A IE é definida como uma habilidade em reconhecer, discriminar e lidar com as próprias emoções e as de outras pessoas. Esta é uma habilidade de grande importância no desenvolvimento saudável de relações interpessoais e intrapessoais.

Os componentes das habilidades sócio-emocionais ou Inteligência Emocional ( IE) são:

1) Habilidade de identificar, reconhecer e gerenciar seus próprios sentimentos e relacioná-los a comportamentos, palavras e ações.

2) Reconhecer as emoções e comportamentos de outras pessoas, criando experiências de empatia.

3) Formar e manter relações, reconhecendo que cada relacionamento está dentro de um  contexto e isto inclui ter habilidade de aprender a trabalhar como parte de cada grupo.

Existem várias maneiras de ensinarmos uma criança, mesmo as pequenas, a ter uma inteligência sócio-emocional, ou Inteligência Emocional ( IE) tanto a partir de nossas próprias experiências ou através de eventos que ocorrem ao redor ( histórias, filmes, desenhos), o importante é que seja de forma natural e que a criança tenha um exemplo positivo a seguir ( ou seja, os pais devem dar o exemplo).

Algumas dicas:

Fale  sempre com a criança sobre seus sentimentos no seu dia a dia, fale a ela como você se sente. Pergunte-a como ela se sente. Pergunte-a o que outras pessoas sentiriam. Mostre-a como as expressões faciais e corporais se relacionam às emoções, e chame a atenção pra esse tipo de comunicação quando ocorrer no dia a dia.

Ajude-a a construir uma lista de palavras que descrevam emoções e sentimentos, e ajude-a a identificar o que estão sentindo. Muitas vezes a criança muda seu comportamento apenas para sinalizar que estão sentindo algo que ainda não sabem nomear ou lidar, dê a ela a oportunidade de descobrir e mostre o quanto é normal ter alguns sentimentos. 
Ex.: O que você está sentindo é raiva por isso está nervoso ou estressado, é normal sentir raiva, eu também sinto as vezes.



Estimule a criança a todos os dias fazer um desenho de como está se sentindo, ou para as que já sabem escrever, peça que escrevam uma frase ou uma palavra que descreva sua emoção e sentimento naquele dia, isto é uma ótima oportunidade para debaterem sobre o tema, seria muito importante fazer disso um momento em família onde possam conversar sobre o que sentiram no dia. 



A partir dessas idéias, criem suas rotinas e saibam que crianças que sabem lidar com habilidades sociais e emocionais se tornarão adultos mentalmente e socialmente saudáveis, tendo impactos positivos em todas as áreas da vida.

Michelle Fernandes.